Apontamentos fugazes 5


Sobre Deus. Novamente.

«(…) Se existissem deuses, como poderia eu suportar não ser Deus? Portanto, não há deuses. (…)
Na procura de conhecimento só experimento o prazer da minha vontade, ocupada em engendrar, em engrandecer (…)
Foi esta vontade que me afastou de Deus e dos deuses; que nos ficaria para criar, se existissem deuses?»


Friedrich Nietzsche, Assim falava Zaratustra, Guimarães Ed., pags. 105 e 107



Eu sei que muitas pessoas consideram Niezsche um porco chauvinista. Eu acho-lhe graça. Podia ser pouco modesto, escrever umas coisas que, à primeira vista, poderiam parecer misóginas, mas eu não consigo deixar de o ler com uma ironia tremenda. Acho que vou passar a chamá-lo Mr. Ironic.

Mas leiam isto com algum cuidado, não estudei a obra do Mr. Ir… Nietzsche com cuidado. Sou só, de vez em quando, leitora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested