Recomendações 8

Cinema em espanhol

Sabem? Gosto muito de cinema espanhol; ou melhor, de cinema de língua espanhola. Ultimamente voltei a ver vários filmes nesta língua e concluí que se fizesse uma classificação sumária, este “tipo” de cinema teria uma média superior a qualquer outro. Para mim, obviamente. É o tipo de cinema que me assenta que nem uma luva. É um cinema muito humano, no sentido de ser sobre pessoas, pensamentos, relações, constrangimentos sociais; no qual os efeitos técnicos raramente importam; é muito cru nesse aspecto, muito tríade “argumento+desempenho de actores+realização”, a tríade que, para mim, realmente importa.

Por isso deixo aqui, em jeito de recomendação, alguns dos filmes de língua espanhola que acho valer a pena ver. Sem qualquer tipo de carácter exaustivo, aqui vai:

> Abre los ojos (Amenabar, 1997)
> Cha-cha-cha (del Real, 1998)
> Todo sobre mi madre (Almodóvar, 1999)
> Segunda piel (Vera, 1999)
> Amores perros (Iñárritu, 2000)
> Y tu mamá tambien (Cuarón, 2001)
> Hable con ella (Almodóvar, 2002)
> Cachorro (Albaladejo, 2004)
> Mala educacion (Almodóvar, 2004)
> Mar adentro (Amenabar, 2004)
> Volver (Almodóvar, 2006)

Foi mera coincidência, mas este post faz todo o sentido a seguir ao último.

1 comentário:

Anónimo disse...

coincidência...

Não será uma palavra de eleição?

Beijo!
(já tenho saudades tuas....)