Homenagens 12

Alexei Nemov

Não sei se alguma vez vos disse que sou uma fã de ginástica artística. Não é que não goste da acrobática ou da rítmica, mas a minha menina dos olhos é mesmo a artística. Talvez por ser… artística.

Ora, estava a escrever o post de ontem e lembrei-me de homenagear o Nemov, um ginasta que, todos reconhecerão, é incontornável na modalidade. E decidi procurar no youtube um exercício de jogos olímpicos dele. Talvez 2000 quando ganhou o all-around (e aí seria sem dúvida o exercício de solo), talvez em 2004 quando aconteceu a rectificação da sua nota de barra fixa após os apupos do público à decisão dos juízes. Mas é, senão quando, no meu surf youtubesco que encontro o que vos mostro abaixo. E o meu espanto. O Nemov naqueles propósitos, naquela loucura, naquela… provocação. Fiquei quase envergonhada… por ele. Mas bolas, mesmo assim, desconcentrado, em brincadeira, ele arranca tudo aquilo. Como é que se chama a isso? Ah, já me lembro. Talento.



E, uma lembrança para todos aqueles que, em casa, apuparam os juízes também quando, em 2004, após 3096792 despegues, ele recebe uma nota não muito alta. E os juízes, estranhamente, reconhecem o erro e rectificam a nota. Não foi suficiente para a medalha de ouro, mas foi suficiente para a correcção dos critérios de pontuação, já bastante desadequados. Vejam. É um exercício muito bonito.

Sem comentários: