Pensamentos líquidos 53

Metallica e o SBSR

Se os Metallica tivessem tocado mas não no SBSR, este seria um post apoteótico. Assim vou ter que escrever sobre o festival. E o festival, digo-vos, está uma vergonha. A organização e a segurança (digo, não segurança) são piores que más. Um recinto de 60 000 pessoas com uma entrada/uma saída parece-vos suficiente?!? Os controlos à entrada são demorados, mas nada eficientes. A informação divulgada no site é, no mínimo, enganadora: supostamente não seria necessário trocar passes de 4 dias por pulseiras. O que eles se esqueceram de dizer foi que, não era necessário trocar por pulseiras, mas era necessário trocar por bilhetes (e, não, não havia informação sobre isto no recinto)!!! E é sempre bom saber isto quando passados talvez 45 minutos se chega finalmente ao primeiro controlo… em consequência, Satriani, para mim, reduziu-se a 2/5 da parte final do concerto. A saída do recinto (recinto no sentido estrito) demorou talvez uma hora mesmo sem acontecer nenhum percalço. Só por ter só uma saída e, ainda por cima, afunilada. Em suma, se eu não tivesse uma vontade louca de ver os Arcade Fire, não punha lá os meus pezinhos outra vez. Deveria conseguir fazê-lo. Por princípio. Mas desta vez, cobarde, irei. Mas não é por isso que vou abdicar de criticar o festival.

Agora, o que interessa, a música, os Metallica. Se a organização e a segurança são piores que más; a música e a actuação dos Metallica foram melhores que boas! Eles estão brutalíssimos. O concerto focou-se nos primeiros álbuns, nas origens. Muito Master of Puppets. E muitos momentos altos.

O fantástico dos concertos das bandas de culto é que quando correm bem, criam uma simbiose perfeita entre o público e a banda e, a determinada altura, que é normalmente no início (!), todos passam para o estado de êxtase. E foi isso que aconteceu quando os Metallica começaram a tocar. E foi isso que continuou a acontecer até ao fim. E fez sentido.

Deixo-vos o “One”.



[Sejam compreensivos. Havia várias dezenas de milhar de pessoas no recinto. Conseguir filmar qualquer coisa foi já notável.]

PS. O concerto foi gravado e vai ficar disponível este fim-de-semana. Pelo que li, todos os concertos desta tournée vão ser disponibilizados também.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desisti do SBSR há 3 anos e ainda bem que resisti à tentação de lá ir este ano :-(