Pensamentos líquidos 56

Não esquecer Darfur

Esbarrei nisto – The devil came on horseback – num “movie review” do New York Times porque tinha a palavra Darfur. Não sei se é um bom documentário; no fundo, acho que nem sequer interessa. Interessa todos saberem o que se passa, serem obrigados a ver e a lidar com isso. Tem que ser impossível virar a cara para o outro lado e continuar a dormir descansado quando barbáries destas continuam a acontecer.

Baseia-se na experiência, relatos, fotografias de um ex-marine norte-americano que trabalhou como monitor em Darfur durante seis meses.

Sei, à partida, que é daqueles que provoca problemas de estômago e cria vontades de revolta, mas, ainda assim, vou pôr na minha lista de documentários a ir ver. Deve estrear, a tempo, em Portugal, ainda que eu não tenha localizado a sua calendarização nas minhas buscas.

Também sei que há outras iniciativas ainda em curso sobre Darfur. Parte das receitas do Ocean’s 13 reverteu para esta causa. E, com o agradecimento devido à Â pelo alerta, também um projecto da Amnistia Internacional – Make some noise for Darfur – com CDs à venda com música de John Lennon cantada por imensas pessoas, de entre as quais o Ben Harper!
a

Sem comentários: