Glimpse 26


Hamburg

Hamburgo é uma cidade muito bonita. Hamburgo parece, quando silenciosa, uma cidade belga ou, provavelmente, francesa. Hamburgo tem ares de Paris. Hamburgo tem tudo para ser fantástica. É, esteticamente, provavelmente a cidade alemã mais bonita que conheço.
Hamburgo tem, na HafenCity, a maior reconstrução urbana em desenvolvimento na Europa. E é verdadeiramente admirável.

A Speicherstadt, a área destinada ao armazenamento de bens para comercialização pelo porto, é realmente interessante e, surpreendentemente, relativamente limpa.

A parte antiga de Hamburgo é uma delícia. Entre os canais e os lagos artificiais do Alster, a cidade é energética, mas sempre esteticamente agradável.


Para aproveitar todas estas imagens, fiz as tradicionais visitas guiadas. Porém, parece que a maior parte dos turistas em Hamburgo são alemães. Pelo que eu fiz estas visitas com uns auscultadores duvidosos (quando havia auscultadores) que me permitiam obter alguma informação em inglês enquanto o guia falava muito mais alto em alemão. Pois, Hamburgo é uma cidade lindíssima. Mas é melhor se se falar alemão…
Hamburgo tem uma cena artística interessante. Tem museus que vale a pena visitar. Tem musicais que vale a pena ver. Mas é novamente aqui que Hamburgo desilude. Porque eu podia desculpar aqueles que organizam visitas guiadas pré-fabricadas por terem falta de visão para o turismo. Mas não posso desculpar quem esconde arte por detrás de uma língua.
O Hamburger Kunsthalle tem uma colecção muito respeitável e tem, de momento, uma exposição notável de Giacometti. Mas na maior parte das salas só exibe informação em alemão! Apenas as salas de arte moderna têm simultaneamente informação em alemão e inglês. A exposição de Giacometti tem uns folhetos que reproduziam em inglês o que estava escrito nas paredes em alemão. Os musicais são… go figure… em alemão! A senhora da informação turística tentou convencer-me a ver um musical, de língua original inglesa, em alemão, utilizando o argumento que a ópera é em italiano. Pois. Mas a ópera é em italiano porque foi escrita nessa língua!

Pois. Hamburgo é uma cidade lindíssima. Mas se não fosse alemã, seria fantástica.

Sem comentários: